Nanette Blitz Konig (citada no livro como Nane) é uma senhora de atualmente 88 anos, nascida em 06/04/1929, na cidade Amsterdã, capital da Holanda, e de origem judia. Ela sobreviveu ao Holocausto (uma prática de perseguição política, étnica, religiosa e sexual, estabelecida durante os anos de governo nazista, de Adolf Hitler), e era uma das melhores amigas de Annelies Frank, na época em que estudaram juntas. Porém Anne, infelizmente, não sobreviveu.
Em 1940, os soldados alemães chegaram ao seu país. Após, aproximadamente, três anos de apreensão, em Setembro de 1943, anunciaram a vez deles de irem para algum campo de concentração (onde haviam duas possibilidades: ser de extermínio ou trabalho forçado). Dona Nanette ainda não compreende como foi possível, mas se manteve firme e estável, até o final, quando os ingleses libertaram Bergen-Belsen. Ela estava magérrima, pesava apenas 31 quilos, e não tinha mais ninguém ao seu lado.
Após ter presenciado várias mortes, inclusive de sua família, Dona Nanette resolveu mudar o rumo de sua vida, superar os momentos ruins, e trazer as coisas positivas do passado para um novo futuro. Estava disposta a passar por mudanças, e, essa força de vontade, foi grande influência para a fama que possui atualmente. Ela realmente deu a volta por cima, e hoje, vive em São Paulo - Brasil, fala mais de 4 idiomas, é escritora, e dá palestras de conscientização sobre sua vida e o Holocausto.
Um de seus livros foi publicado em 2015, e narra detalhes sobre o que passou durante o período de guerra:
sexta-feira, 9 de junho de 2017
Amigos de Anne Frank - Sally Kimmel
Sally Kimmel
Descrito como um rapaz pequeno, gordo, de cabelos loiros, olhos azuis, com um grande sentido de humor e com mente poluida. Anne e Sally foram amigos por anos, começando no jardim de infância. Anne era muito afeiçoada a ele ainda mais tarde, enquanto na clandestinidade. Ela escreveu: "Há uma semana, mesmo ontem, se você tivesse me perguntado, qual dos seus amigos que você considera o mais adequado para se casar? Eu teria respondido: Sally, pois ele me faz sentir bem, pacífica e segura!". Ele morava com sua mãe e possivelmente com sua tia e primos.
Sally nasceu em Berlim. No Outono de 1942, sua mãe foi levada em um ajuntamento em Amsterdã (elá mais tarde morreu em Auschwitz). Ele foi levado por parentes distantes e depois colocado em esconderijo, com vários outros judeus, em uma fazenda. A fazenda foi invadida no início de 1945. Sally foi enviado para Westerbork no dia 8 de fevereiro, onde permaneceu até que foi liberado, em 12 de abril, mudando de nome de Sallie Springer para Sally Kimmel, estudou química em Amsterdã e na América, depois se mudou para Israel, onde ele permanece. Tem uma esposa e dois filhos, foi um professor de química, e fez trabalhos com pesquisa sobre câncer. Agora com 81 anos, está aposentado.
Assinar:
Comentários (Atom)
